Terça-feira, 27 de Setembro de 2005

319

Já que perguntam... sobre o Rivotril:

Eu nunca usei nada que tirasse meu estado de consciência. Não bebo, não fumo, não consumo drogas. E nunca gostei dessa coisa de remédios controlados. Mas em 2001 teve uma greve gigante no ensino federal e eu, que cursava UniRio, tive que repor aulas intermináveis no ano seguinte - logo, não tive férias. Pra melhorar, durante o curso de Museologia (sim, provavelmente eu devo ser a única Museóloga que você conhece) tem duas disciplinas de montagem de exposição - Museografia III e IV - que são, consecutivamente, projeto e montagem. Eu peguei a primeira logo após a greve, com um "Professor Doutor" (como ele fazia questão de ser chamado) que adorava me atormentar. E como o grupo era pequeno e eu gosto da matéria, a carga caiu pra mim... e eu comecei a surtar. De verdade. Passava mal e não sabia o por quê. Achei que tinha ficado anoréxica, porque passava o dia todo enjoada, tonta, não sentia fome e assim ia. Então, durante um atendimento às pressas num Hospital
por conta de uma crise, numa viagem pra Sampa, recebi o diagnóstico: labirintite.

Fiquei meio perdida depois disso. Não sabia como tratar. Fui numa médica clínica geral que me receitou tomar Dramim em caso de crise, pra cortar os efeitos. Outro me receitou Vertix, que me deixou doidinha, quase bati o carro da minha mãe. Foi então que eu resolvi procurar a mãe de um amigão meu, a Dra. Ana Cristina Rizzato, psiquiatra. E foi quando ela me receitou o Rivotril.

Morri de medo. Li a bula toda dele na farmácia, naquele livro das bulas, antes de comprar. Não sabia o que fazer com aquela receita azul na minha mão. Meus pais, farmaceuticos, ficaram preocupadíssimos: Rivotril é sossega leão, você não precisa disso. Meu pai não queria, minha mãe achou que, se a médica é de confiança, por que não? Fiz milhões de perguntas pra ela antes de tomar o remédio. Li e reli a bula, preocupada com os efeitos colaterais. "Você vai tomar subdose, duas gotas, não precisa ter medo. Vai controlar suas crises, cortar os efeitos, ajudar a realinhar.". Tomei com medo e com acompanhamento constante. E melhorei.

Hoje em dia não tomo mais. Ele me foi tirado aos poucos, com supervisão dela. Não tenho mais crise. Talvez porque eu não me estresse mais tanto como naquela época. De qualquer forma, não abuso: se tou cansada obedeço meu corpo e descanso. E guardo o remédio que sobrou pra uma emergência - no dia-a-dia levo o Dramim na bolsa.

Não aconselho ninguém a viver de tarja-preta. Causa dependência, precisa mesmo do acompanhamento médico. Sei de casos de lapso de memória por causa do Rivotril. Eu mesma fiquei mais "peixinho dourado", esquecidinha, depois do uso. Mas quando as coisas são feitas direito não tem problema.

Já consultei otorrino e ele me disse que minha labirintite é fraca, já tá bem melhor. Agora soube que a labirintite pode ser resultado de um choque de vértebras do pescoço, por onde passam microvasos que irrigam o labirinto, no ouvido. Sabe quando, numa batida, por exemplo, a cabeça vai pra frente e pra trás? Então. O choque das vértebras causaria um calo que dificulta a irrigação e causa a labirintite. Isso se resolveria com fisioterapia, tou pra consultar um médico a respeito.

Então, se você vai tomar ou toma Rivotril, vá com calma. Siga bem as orientações médicas que vai tudo bem. Mas procure tratar seu corpo e sua cabeça bem pra poder se livrar dele logo.

Afinal, remédio crônico significa doença crônica.

***

Aqui, o link do site da Anvisa com a bula do Rivotril para paciêntes.

***

Este post não recebe mais respostas nos comentários (por parte da autora).

Tudo o que eu podia esclarecer a respeito do medicamento já está no texto ou nas respostas de comentários dadas. Caso tenha alguma dúvida, não exite e procure um médico.

Escrito por Lili em 13:54:10 | Link permanente | Comments (60) |
Comentário
1 2
1 - Minha mãe toma rivotril, mas ela toma um monte de outros também.

Eu tomava dramin para viajar, depois acostumei... (Comentar)

Escrito por: Ronzi em 2005/09/27 - 17:05:35
2 - olha, a mãe eu não conheço, mas se ela for tão gente boa quanto o filho, o Rizzato, então vc tá em boas mãos. e remédio eu tb não tomo, só em último caso. no geral, fico com homeopatia. bjs, cris (Comentar)

Escrito por: cristiane em 2005/09/28 - 03:13:56
3 - Bem,eu tomo Rivotril sem receita médica....na verdade não percebi nenhum efeito....será que sou de ferro???Ou será que é psicológico...pq é impossível esse remédio não fazer efeito...Meu ex namorado é que consegue pra mim,ele é representante da Roche e de vez em quando me vem com Lexotan tb.Bom.é isso! (Comentar)

Escrito por: Carol em 2005/10/07 - 04:40:56
4 - Carol,
o rivotril faz efeito sim, mas o efeito dele, quando tomado em dose baixa, é bem sutil. Normalmente se dorme bem e se acorda feliz. Como ele é um ansiolítico ele acalma e "relaxa" - por isso o tratamento tbe em síndrome do pânico.
Eu não aconselho a ficar tomando assim, de bobeira. Ele faz mal pra memória, de verdade.
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2005/10/07 - 15:51:56
5 - eu tomo rivotril, lítio, l- dopa e me sinto muito bem! (Comentar)

Escrito por: marcinha em 2005/10/14 - 05:53:24
6 - vc tb deve comer cocô e sentir muito bem também!!! (Comentar)

Escrito por: Manuela em 2005/10/14 - 05:55:11
7 - Você é linda demais ... Me mande um oi ... (Comentar)

Escrito por: Rafael em 2005/10/26 - 22:02:43
8 - Marcinha,
espero que seja tudo com orientação médica... essas coisas são realmente perigosas.
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2005/10/27 - 04:18:17
9 - Manuela,
pelo visto rolou um atrito aí... calma, menina! Cada um sabe onde aperta o calo. As pessoas colhem o que plantam e, às vezes, é necessário plantar coisas não muito agradáveis mas que podem ser boas a longo prazo.
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2005/10/27 - 04:20:36
10 - Oi Rafael!
Brigadin pelo comentário.
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2005/10/27 - 04:21:14
11 - Lendo sua história com o Rivotril comecei a rir, pois às vezes a gente pira mesmo, vê o fim do mundo no próximo minuto, mas depois, acaba rindo do que era desgraça. Sabe, aquela tese... Vi no South Park a melhor gozação sobre isso. Estranho como realmente DEPOIS a gente acaba vendo graça na desgraça. Acho que o mais legal foi ter-se livrado dela. Daí a graça! Ai, estou no caos verbal hoje. Mas vc sabe que... humm... Rivotril... e tem gente que toma como se fosse MM... Esse blog pode ficar muuuito engraçado.
Ah, hoje não tem sol , nem bem-te-vi: quem tá engraçando o amanhecer é uma cigarra. Eu amo esse quintal! Bom-dia. @-`- (Comentar)

Escrito por: Liliam em 2005/11/21 - 07:45:03
12 - Pois é, Liliam,
as coisas podem piorar ou melhorar, depende de como olhamos pra elas.
É estranho como um título que era só uma brincadeira com o nome do remédio virou um evento: fiz esse post porque as pessoas vêm aqui procurando informações sobre o remédio e ficam curiosas se eu já tomei.
Achei importante dar minha contribuição.
Qto ao seu sonoro quintal, fico o imaginando... cigarras tbe são ótimas de se ouvir.
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2005/11/21 - 08:56:33
13 - Muito bom ler esse seu texto , Lili , pois da uma referencia legal sobre o uso do Rivotril .
Minha mae ja tomava junto com o Litio , por causa do transtorno bi-polar , e eu achava que o Rivoril era pra fazer ela conseguir dormir . Agora minha esposa teve labirintite e o medico receitou Rivotril e Vertix . Resultado : ela ficou piradinha , disse que isso nao era um estado decente para um ser-humano ficar , pois nao conseguia fazer nada . Pelo que entendi do seu texto esse efeito deve ter sido mais por causa do Vertix , entao acho que se ela tomar somente o Rivotril , vai ter um efeito mais suave , ainda mais que a dose eh pequena (50mg /dia) e a labirintite dela eh fraca ....
Luiz (Comentar)

Escrito por: Luiz em 2005/11/29 - 02:45:29
14 - Luiz,
o Vertix é sim mais forte que o Rivotril. Mas nenhum dois dois é inofensivo. A diferença é que o Vertix te faz perder as diretrizes, te deixa meio atordoado, coisa que o Rivotril, em dose baixa, não faz. Eu tomava o Rivotril antes de dormir então não sentia nada durante o dia (nem tontura, nem sono, nem atordoamento), mas se for tomado durante o dia ele dá MUITO sono, o que limita as atividades.
No fim das contas minha médica mesmo advertiu que o uso do Vertix é bobagem para os casos de labirintite. O uso controlado do Rivotril resolve, mas deve-se fazer um esforço grande pra livrar-se dele logo, afinal ele é um tarja-preta potente e vicia. E como eu disse, vai dando lapsos de memória.
Boa sorte para sua mulher! Espero que eu tenha ajudado.
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2005/11/29 - 09:38:30
15 - Tbém estranhei tomar esse trem pra labirintite.. eu tive problema tbém de umas vertigens meio estranhas, e era labirintite: laudo médico: andei roçando demais o tímpano cos malditos cotonetes...fazia limpeza tipo tocar tambor no tímpano..ai o médico me disse: ce ta azarando com o seu tímpano...pára cum isso!.. ai descobri um jeito legal: faço um tubo fino de algodão e parafuso no ouvido até onde num dá mais..ai viro...depois desviro...e viro.. é 10! tenho ouvido de escutar conversa na casa do vizinho. Pode usar a técnica. Sem contra-indicação..nem tarjas coloridas, nem bulas com efeitos intermináveis .
bjs (Comentar)

Escrito por: carnerin em 2005/12/02 - 03:02:22
16 - Pois é , Lilí , vc ajudou muito mesmo , pois no segundo dia já decidimos desistir do Vertix , e depois desistimos do Rivotril também , já que minha esposa tinha uma consulta marcado no Otorrinolaringologista , e queríamos saber se a opinião dele seria a mesma do neurologista antes de entrar no ''''faixa preta'''' ....
Resultado : ele descobriu que a causa da labirintite foi uma rino-sinusite , que acabou prejudicando a circulação sanguínea na região do labirinto . Tratou com anitibiótico e até agora ela não teve mais nenhuma crise .
Um abraço,

Luiz (Comentar)

Escrito por: LUiz em 2005/12/12 - 00:35:27
17 - Infelizmente, Carnerin,
meu problema não é abuso de cotonetes. É stress. O que é triste, porque é mais difícil de controlar. Mas que bom que o seu era facilmente "consertável"! :D O Ornito tbe é fã de cotonete, passa horas com eles, se diverte. O otorrino já deu bronca, mas ele não pára...
Eu parei com o Rivotril. Agora o negócio é não estressar.
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2005/12/12 - 12:58:34
18 - Luiz,
que bom!
Às vezes um pouco de paciência e um bom médico são essenciais. E o quanto mais a gente puder se livrar dos remédios, melhor.
O meu caso é por stress, eu somatizo, como dizem: tansformo aborrecimentos em doenças, porque não tenho o costume de explodir, de sentir raiva. É um pouco mais difícil de tratar, mas tou no caminho.
Fico bem feliz que sua mulher esteja melhor!
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2005/12/12 - 13:04:25
19 - QUERO COMINICAR COM VOCÊ! OK? (Comentar)

Escrito por: CORDEZITO PESSOA JÚNIOR em 2005/12/21 - 05:40:20
20 - Cordezito,
pode dizer!
Mas já adianto que não sei muito mais do que este post e os comentários acima.
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2005/12/22 - 12:53:22
21 - Estranho ... procurando efeitos colaterais do rivotril , o qual uso em 3x ao dia 2 ml ppor comprimido, surpreso estou, pois enfim, pensei, após ter voltado de uma morte prematura anunciada... e 96 dias em estado de coma, enfim cá estou....não lhe conheço, sou um gaúcho perdido no interior do estado do RS, e sem destino, mas alegre ficarei se retornar para meu email alguma notícia , pois podemos trocar mensagens eletrizantes , que posso lhe enviar. se retornar , meu muito obrigado tchê...
Paz e luz... em seus caminhos ...a vida é um barato esquisito...
um beijo de beija-flor, na sua doce alma, do seu anjohaniel60 ou beto rs.
te espero...
bjs (Comentar)

Escrito por: gilberto luís da pieve em 2006/01/10 - 16:54:17
22 - Gilberto,
não sei o que aconteceu contigo mas espero que realmente esteja bem. O Rivotril pode ser realmente de grande ajuda, mas lembre-se que esse tipo de coisa não é aconselhável por muito tempo (até pelos motivos que eu citei acima). Procure sair, passear ao ar livre, fazer atividades que exercitem e distraim sua cabeça - acho que não há remédio melhor no mundo, não importa o mal.
Se quiser voltar por aqui, seja bem-vindo!
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2006/01/10 - 17:52:01
23 - Vários cientistas dizem que esse remedios "pesados" interferem nos neurotransmissores, que são como moléculas "mensageiras" do sistema nervoso, por exemplo, a dopamina, a encefalina, a adenalina etc. São Muitos.
O nosso corpo é uma grande farmácia que frabrica tudo o que ele precisa. O farmacêutico é a mente. Li que a dopamina, por exemplo, é uma especie da morfina, que não vicia (não tem efeito coleteral). Salvo se for aplicada artificialmente. Curioso, não?
Tudo funciona bem em nosso corpo-mente, até que nós fazemos algo errado que interfere na química da mente, que abrange todo o corpo - e não só o cérebro.
O estresse exagerado, por exemplo, pode atrapalhar essa química, fazer produzir "medicamentso demais"(adrenalina, por exemplo) e afetar o seu corpo físico.
O erro na química da mente causa interferências na transmissão de dados. Exagera a informação do labirinto para o cérebro sobre a sua posição (ex.: se vc se dobra o corpo um pouco, por erro, os neurotrasnmissores indicam que você está caindo), daí a tontura forte.
A tontuta também pode ser causada por inflamação no ouvido.
Enfim, o melhor é evitar esses medicamentos "pesados".
Os otorrinos conhecem outros que causam menos prejuízo.
Dizem cientistas que tudo o que vem de fora do nosso organismo é encarado pela mente como estranho e causa efeito colateral. A mente inconsciente controla tudo, não só batimentos cardíacos, intestinos, mas até a produção de neurotransmissores e as mensagens (dor, medo etc).
Assim, relaxar a mente- corpo, quando estamos em estresse, mas ainda com saúde, é o melhor caminho para manter-se saudável. E nas crises ajuda a melhorar.
Aprendam relaxamento com um psiocólogo, um terapauta e pratique-o. Aprenda a relaxar-se no trabalho, na cadeira da escola etc. Esqueça o dia de ontem, já passou. Preocupe-se com o de amanhã quando ele chegar. Trabalhe/estude/viva/relaxe o necessário hoje.
Sou paciente de labirintopatia causada por estresse. Tive sérias crises.
Segui esse caminho e está dando certo.
É bom lembrar que até um filme pode gerar estresse. Vc fica tenso, com raiva etc. Salvo se for uma comédia muito engraçada.

 (Comentar)

Escrito por: Guilherme Gomes em 2006/01/13 - 19:45:17
24 - Nossa, Guilherme!
Tou impressionada com o teu comentário. Você é médico? Onde foi que você aprendeu tanto sobre o cérebro e tudo? Que massa!
Pois eu concordo com você: o melhor remédio para o corpo só o próprio corpo pode dar = descanso, físico e mental. Eu aprendi a descansar depois da labirintite. O remédio foi útil no momento de crise, mas não quis ficar presa nele, não é saudável, então assim que me senti um pouco melhor, sem crises, mudei pra terapia do descanso. E não há nada melhor.
Mas não sabia que existem grupos de terapia específicos pra quem tem labirintite por estresse. Como funciona?
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2006/01/13 - 23:23:55
25 - Olá!!!
Estou tomando Rivotril a mto pouco tempo, na verdade só tomei uma vez, pois a médica receitou só em caso de crise. A caixa ficou um mês fechada na gaveta até que realmente precisei tomar. Eu tenho quadro de Stress crônico. Nas minhas crises tenho taquiacardia, tremor nas mãos, suor intenso, aperto no peito, embrulho no estômago, feridinhas na cabeça e às vezes até pressão alta. O mais engraçado é que sempre que as crises vêm eu estou super relaxada...é do nada mesmo, e é puramente emocional devido a uns baques que tive ano passado... A médica tb disse para aliado ao Rivotril eu tb continuar fazendo meus exercícios que sempre fiz, pois já malho a 8 anos, mas ultimamente devido a isso estava meio desmotivada, então resolvi mudar tudo, praticar esportes ao ar livre e ir a luta!!! Agora andei lendo aí que Rivotril afeta a memória, tô preocupada, pois a minha naturalmente falha de vez em qdo, imagina tomando isso... E o engraçado é que qdo tomei não senti NADA, foi como se não tivesse tomado nada, fui dormir e acordei igual aos outros dias... estranho né??
Mas vamos ver como a coisa fica... Eu quero mesmo é praticar bastante esporte para liberar bastante endorfina e jogar a caixa disso fora... Tomara que eu só precise tomar esse um mesmo...
Beijinhos.. (Comentar)

Escrito por: Alessandra Abreu em 2006/01/25 - 15:03:45
26 - Alessandra,
bacana sua médica não ter te empurrado o remédio goela abaixo (tem muito médico que faz isso, dá remédio sem necessidade). Pois seu caso é um caso clássico de crise de stress. O meu era bem parecido, mas ele me ocasionou uma labirintite. Eu ficava sempre tonta, enjoada, e não sabia por quê. E quando tive crises foi como as suas: em momentos de relaxamento. Mas acho que é porque o corpo finalmente está tentando entrar em seu estado normal e não consegue, está cansado e a gente não descansou, apenas está relaxada.
Muito bom você focar nos exercícios, mas não pegue pesado fisicamente: seu corpo precisa de descanso pra sua mente descansar também.
Quanto ao problema dos lapsos de memória, isso só acontece com doses altas ou durante muito tempo. Eu usei quase que diariamente por meses, por isso senti minha memória começar a fugir, e a pessoa que eu conheci que teve um lapso total de memória tomou uma superdose. Não se preocupe: se você tomar pouco, por pouco tempo e de forma controlada não corre risco de sumir os arquivos. ;)
Fique bem!
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2006/01/26 - 09:00:56
27 - Po Lili, valeu mesmo pelo toque, como é bom saber que alguém (ou alguéns) tb passam por isso... Em pensar que qdo falavam de stress para mim eu achava isso coisa de fresco, xiliquinho bobo, até que aconteceu comigo e vi que a coisa é séria, q não se pode brincar com isso... Que bom saber que minha memória vai ficar como está (naturalmente falha de vez em qdo..) E além do mais vou tirar minhas merecidas férias agora em maio (já não tiro a 2 anos), que vai ser de grande ajuda para eu colocar minha mente em ordem.
Valeu mesmo Lili!!!
Se vc tiver e-mail me mande o seu para: alessandra_abreu@uol.com.br para nos correspondermos melhor...
Bjão e valeu mesmo a força!!
Ale (Comentar)

Escrito por: Alessandra Abreu em 2006/01/26 - 12:21:06
28 - Oi ! Acho que todo mundo que recebe uma receita "tarja preta" fica preocupado. Ainda mais quando é um ansiolítico, pois aí o cara já é naturalmente "pré-ocupado"!! :) Quando recebi a receita para comprar o Rivotril eu fiquei sim apreensivo e sem saber se não valia a pena consultar uma segunda opinião. Mas fui lá e comprei. Até agora, "so far, so good", sem nenhum problema.

Procurei informações na internet e achei a idéia deste blog FANTÁSTICA!!! Valeu muito e me deixou super tranquilo (e não foi efeito do remédio!!).

Agora só queria dizer o seguinte: concordo que temos que buscar o equilíbrio natural, o estado "zen" e coisas parecidas... relax. Mas pô, como é que eu vou achar tempo para fazer isso se tenho que pagar umas continhas todo mês, trabalhar em média 10 horas por dia, saber se o meu filho está bem, se a minha esposa está feliz, se o carro está revisado... Não dá tempo!! É muita coisa para pouco tempo!! Aí você diz: não, mas você deve parar porque senão um dia vai pirar! Se eu disser isso para o meu chefe ele fala: bem, daí o dia que você pirar a gente te manda embora e contrata outro!!

Resumindo: é mais um caso típico de doença "da modernidade". Quando estava na faculdade eu ouvi uma frase de um pensador (que já não me lembro qual, e não é culpa do Rivotril) que dizia o seguinte: "Civilizar é multiplicar necessidades!!". Acho que na medida que estamos nos "civilizando" caminhamos para o extremo oposto do "bem-estar", no natural. Veja o caso da televisão, do computador, do celular... Haja ansiolítico!!

Bem... Parabéns pela iniciativa e um grande abraço, solidário e fraterno!

João (Comentar)

Escrito por: João em 2006/01/27 - 09:10:53
29 - João,
brigadin!
Pois é, o stress é a doença do século XXI. Se a gente for parar pra pensar com calma (!) quase todas as doenças hoje estão ligadas ao stress: de doenças cardíacas (que tem fundo alimentar mas só se manifestam forte nos momentos altos de stress) à psiquiátricas, hoje quase tudo é psicossomático. O que é realmente péssimo porque, como você disse, as pessoas têm cada vez menos tempo para se tratar como mereceriam. Não há mais tempo para descanso, o que dificulta MUITO o tratamento das doenças.
Eu só consegui me livrar da minha labirintite quando me livrei do professor-monstro e sua matéria estressante. Mas nem todo mundo pode se dar o luxo de se livrar de um chefe ou de um problema familiar.
O que a gente pode fazer pra melhorar - quando a gente não tem a possibilidade de descansar - é extravasar. Se estiver com raiva, tem que pôr pra fora; se estiver com energia acumulada, tem que pôr pra fora, não tem jeito. Senão a gente adoece mesmo.
Brigadin pelo comentário. A casa é sua, venha quando quiser. ;)
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2006/01/27 - 09:52:02
30 - Alessandra,
não por isso!
Todo mundo tem seus momentos de crise, todo mundo tem problemas. Mas a gente tem mania de achar que a gente tem que ser super-herói, que a gente não pode desabar nem sofrer nem estourar nunca. E é isso que deixa a gente doente. Eu acredito que, se na época do meu pico de stress, eu tivesse mandado meu professor pra pqp eu teria tido muito menos problemas do que eu tive, mas eu achava que não valia a pena, que se eu aguentasse só mais um pouquinho logo passava... ;)
Te cuida.
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2006/01/27 - 10:00:41
31 - Oi Lili, como vai vc...
Primeiramente, antes de falar sobre o Rivotril, gostaria de dizer que adorei seu blog, bem sacado essa idéia de intitulá-lo com o nome de um remédio, poderíamos também ter os blog chamados Prozac, Ritalina, Lithium... rs
Eu tomei Rivotril também em meados de 2004 pois sofria de depressão e não conseguia dormir, aliás, até hoje não consigo, dormir cedo quero dizer. E realmente, achei o Rivotril um remédio que me deixava meio grog, mas foi bom, claro, tudo sob prescrição médica.
E seu blog já está na lista dos meus Favoritos!
Só o meu é que está um pouco fraquinho, até por estar no começo também....
Beijos (Comentar)

Escrito por: Thiago em 2006/01/27 - 23:56:29
32 - Thiago,
Essa coisa de remédio é um tanto problemática. Abusos são comuns e nada bons. Ainda bem que você conseguiu fazer tudo numa boa e hoje se sente melhor.
Quanto ao nome do blog, por um lado é bom - porque atrai curiosos - mas por outro é ruim - porque eu me torno indiretamente responsável por uma porção de gente que se interessa por informações sobre o remédio ou busca "ajuda", o que pode ser perigoso por ser um território um tanto delicado.
brigadin pela linkada. ;)
E não esquenta, blog, quando começa, é sempre meio capenga, mas depois a gente acha a linha e tudo flui.
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2006/01/28 - 00:06:35
33 - Eu tomo Rivotril quase que diariamente e há quase um ano, eu sempre fui uma pessoa muito timida quando adolescente, mas consegui superar várias coisas consideradas como normais para alguns: como namorar, casar, fazer uma faculdade , trabalhar, etc. Só resolvi consultar uma psiquiatra quase 20 anos depois, com 40 anos de idade, me arrependo em não ter feito isto antes pois achava que isto só acontecia comigo e após ler um site na internet verifiquei várias pessoas com o mesmo diagonóstico . Em certas situações principalmente na presença de várias pessoas, ficava com tremores nas mãos, sudorese, taquicardia e em muitas vêzes virava motivo de gozação. Com o uso do Rivotril parece que nasci agora ! Todos estes relatos são verdadeiros, quanto ao efeito colateral, mas no meu caso era preciso. Não aconselho ninguém tomar caso não seja por aconselhamento médico. Quanto ao sono realmente durmo bem melhor e acordo bem mais disposto. (Comentar)

Escrito por: Mauricio em 2006/02/16 - 16:49:48
34 - Maurício,
o remédio muitas vezes é necessário. Mas isso é só uma primeira fase. Não fique preso à ele. Procure atividades que te deixe relaxado e que te estimule ao contato com outras pessoas. Aulas de teatro ou algum curso de oratória podem ser muito interessantes.
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2006/02/16 - 17:03:16
35 - Oi lili,
Li todos os seus comentarios e vejo q vc é muito informada sobre o assunto e então queria um conselho sobre minha mae que tem labirintite, comecei a pesquisar pq minha mae tem labirintite e de uns dias pra ca, ela desmaia um dia sim outro dia não por causa da labirintite, quando era pequena jogaram um bombinha perto dela e estorou o tinpano, e mes passado ela foi em um medico la em são paulo que trata desse tipo de doença, e entao o medico passou esse remedio rivotril que ela toma antes de dormir toda dia metade dele comprimido, pq se ela tomar de manha ela nao faz nada pq ela fica meio drogada sei la, meio sonolenta, e tem q andar escorando nas paredes parece q o remedio piora nao sei queria saber se em alguns casos isso faz parte do tratamento do remedio e com o tempo melhora, mas ela passa muito mal por causa de brigas entre meus irmaos ela é muito nervosa e muito dificil lidar com isso, obrigado (Comentar)

Escrito por: Rodrigo Rezende Soares em 2006/02/21 - 11:34:23
36 - Rodrigo,
o caso da sua mãe, pelo visto, é bastante específico.
A labirintite é uma "desregulagem" no canal do labirinto, no ouvido. A falta de oxigenação no sangue, e consecutivamente nesse canal, leva à essa desregulagem, que causa tonturas, enjôos e afins.
O rivotril normalmente é receitado em caso de labirinrites nervosas, ou seja, como consequência de stress. Eu não sou médica, não tenho como saber qual o caso da sua mãe.
De qualquer forma, se o médico indicou o rivotril, o que ela deve fazer é seguir a receita à risca e consultá-lo sempre que necessário. O rivotril, se tomado em altas doses, pode piorar em vez de atenuar os sintomas da labirintite. Se ele estiver sendo tomado na dose certa teoricamente isso ajudará a cortar os sintomas. O rivotril, de qualquer forma, é um ansiolítico muito potentes, que causa sonolência se tomado durante o dia, e até lapso de memória se tomado em doses exageradas.
O nervoso pode sim estar piorando sua mãe. Mas sobre os sintomas fortes, é preciso saber se ela está se adaptando ou não ao remédio e como vai a saúde geral dela.
Não posso te ajudar mais do que isso, Rodrigo, já que não sou médica nem nada.
Te aconselho a dar uma boa lida na bula, que vem dentro da caixa do remédio e ficar em contato com um bom profissional pra um acompanhamento detalhado da sua mãe. O uso de remédios tarja-preta necessita desse cuidado.
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2006/02/21 - 12:22:10
37 - Bom....meu pai toma RIVOTRIL DESDE OS 30 ANOS HOJE ELE ESTÁ COM 50 ANOS ELE NÃO CONSEGUE PARAR VICIOU FAZ TANTOS ANOS TAMBÉM NÉ....O MÉDICO RECEITOU E TOMA LEXOTAN SÓ QUE O RIVOTRIL....ELE É UM ANTI-DEPRESSIVO BASTANTE PERIGOSO POIS DESDE QUE ELE TOMA ELE FICA NERVOSO E PODE ATÉ MATAR UMA PESSOA SE DEIXAR ELE TOMA EM DOSES ALTISSIMAS E SE ELE FICAR UM DIA SEM O RIVOTRIL....ELE NÃO AGUENTA...ELE QUER MATAR O MUNDO SE DEIXAR ELE TOMA TANTO EM COMPRIMIDO COMO EM GOTAS...E ELE TEM SINDROME DO PÂNICO NÃO SAI DE CASA SEM O RIVOTRIL NÃO ACONSELHO NINGUÉM A TOMAR ESSE REMÉDIO PARA DOENTES MENTAIS..POIS ELE DEIXA PESSOA LOUCA....E ENFRAQUECE O CÉREBRO E DEIXA MUITO AGRESSIVA A PESSOA.....O LEXOTAN NÃO DEIXA A PESSOA ASSIM QUANDO ELE TOMA APENAS O LEXOTAN ELE FICA UMA PESSOA NORMAL.....AGORA O RIVOTRIL......A PESSOA PODE COMETER UM ASSASSINATO.....SÓ DE VÊR AS CAIXAS DESSE REMÉDIO ME DÁ ARREPIO....DEPOIS DO QUE EU LI EM UM SITE E DEPOIS DO QUE EU VEJO OQUE ACONTECE COM O MEU PAI..... (Comentar)

Escrito por: amanda costa em 2006/02/27 - 01:57:45
38 - Amanda,
não sei o que dizer a respeito do caso do seu pai. Ele se viciou, o que poderia ter acontecido com qualquer outro medicamento. Todos os medicamentos fora da dose e de acompanhamento médico são péssimos pra saúde e dão transtornos psíquicos.
Uma pena que isso tenha acontecido. Mas não adianta seu pai sair do rivotril e passar para o lexotan. Ele precisa de um tratamento aprofundado, acompanhado por um psiquiatra (que são os únicos médicos habilitados a tratar paciêntes com remédios controlados).
Espero que tudo dê certo pra vocês.
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2006/02/27 - 02:05:47
39 - ESSE MEDICAMENTO DEVIA DE SER PROIBIDO..ELE PODE FAZER UMA PESSOA CAUSAR ASSASSINATO....E DEIXA A PESSOA FRACA DO CÉREBRO...OQUE EU MAIS QUERIA NA MINHA VIDA ERA QUE MEU PAI LARGASSE DESSE RIVOTRIL....MAIS NÃO DÁ...TEM HORA QUE EU EA MINHA FAMILIA TEMOS QUE SAIR DE CASA....NÃO SUPORTAMOS....SE ELE NÃO PARAR EU É QUE VOU TER QUE SAIR DE CASA NÃO AGUENTO MAIS VÊR ELE AGRESSIVO QUERENDO NOS MATAR.....E NÃO AGUENTO MAIS VÊR CAIXAS E CAIXAS DE RIVOTRIL REMÉDIO PARA LOUCOS...E ESSA Dra. Ana Cristina Rizzato TEM QUE SER PRESA....POIS O RIVOTRIL NÃO É UM CALMANTE E SIM....DEIXA A PESSOA DOIDA.....E VAI ACABANDO COM A VIDA DAS PESSOAS AOS POUCOS.....E A PESSOA NEM SE DÁ CONTA DISSO ACHANDO QUE ESTÁ ÓTIMO QUANDO ACABA DE TOMAR ESSA PORCARIA...MALDITO RIVOTRIL..... (Comentar)

Escrito por: amanda costa em 2006/02/27 - 02:06:08
40 - Amanda,
entendo que você sinta raiva, mas o problema não é o remédio e sim o vício. Poderia ser em qualquer medicamento ou droga. Agora, como disse no post, o tratamento com o remédio COM ACOMPANHAMENTO MÉDICO tende a ser seguro.
Acho que não há mais o que falar a respeito.
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2006/02/27 - 02:14:04
41 - Bem, tomo Rivotril há 8 meses, onde tudo começou com alguns ataques de pânico como tonturas, coração acelerado, suor excessivo, procurei um psiquiatra e me receitou comprimidos de Rivotril de 0,5g, bem, posso lhe dizer que chegou a me fazer bem, mas agora eu quero largar pois não quero me sentir um dependente disso, tem dias que tomo metade do comprimido ou ás vezes nem tomo, mas tem dias que eu não resisto, os sintomas aparecem pouco a pouco e acabo tendo que tomar a noite para poder dormir cedo, mas com fé em Deus eu ainda irei largar isso, e creio que outras pessoas também, por isso não desanimem e fé na palavra de Deus. (Comentar)

Escrito por: Vinícius em 2006/02/28 - 22:40:09
42 - Vinícius,
converse com seu médico que ele vai te ajudar a deixar o remédio. Tem que ser aos poucos, eles sabem como fazer isso.
Boa sorte no seu tratamento.
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2006/03/01 - 23:11:12
43 - Tomo Rivotril a anos, e venho tentando parar, só que não dá, quando tento ir diminuindo me sinto altamente irritado, desmotivado, sem quereer ver ninguem em minha frente.Mas tenho que parar senão vai ser para toda a vida.
Nei. (Comentar)

Escrito por: Neivaldo em 2006/03/02 - 18:51:31
44 - Neivaldo,
converse da sobre sua dificuldade com seu médico. De repente se você começar uma atividade nova, que te distraia e te entretenha isso pode ajudar na tua recuperação.
Boa sorte.
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2006/03/02 - 19:59:56
45 - Concordo com o que o João disse logo acima, às vezes nos encontramos em situações na vida onde simplesmente não dá pra parar e dar um tempo. A não ser que a gente "pire" e abandone tudo de uma vez, o que não é nada legal, principalmente se você é um pai de família ou tenha alguém que dependa realmente de você... Eu tomo ansiolíticos faz anos, só que por períodos esparsos, sem acompanhamento médico, incluindo o Rivotril. Não sei dizer se eles me causam algum efeito colateral, pode até ser que sim e eu nem perceba, afinal eu nunca fui um cara que se sente naturalmente bem, se é que vocês me entendem. Minha vida não é de todo ruim, mas está muuuuuuito longe do que se convencionou chamar de "qualidade de vida". Cada dia mais eu me dou conta de que isso é coisa pra poucos, muito poucos. A grande maioria de nós está mesmo fadada a sofrer e os ansiolíticos, junto com os antidepressivos e afins são apenas mais uma ferramente de domesticação, para que possamos desempenhar nossas funções no mundo da maneira mais eficiente possível. Só isso. Funcionalidade é a alma do negócio e quem quer que pense o contrário, pra mim, vive num mundo de fantasia... (Comentar)

Escrito por: Ricardo em 2006/03/03 - 16:45:11
46 - Ricardo,
isso é um assunto muito delicado. Claro que existe o ideal. O ideal seria todo mundo ter condição de ter uma boa qualidade de vida. Mas nem sempre a gente pode se dar o luxo de abandonar uma situação problemática quando a gente sente vontade. Mas por outro lado acho muito fácil culpar sempre o externo e não procurar o que é possível fazer e qual a nossa responsabilidade, no interno. Todos nós somos também responsáveis por deixar as coisas chegarem a pontos extremos. Eu sei que eu, por exemplo, poderia ter evitado minha labirintite se tivesse encarado o professor de frente e dito "eu não gosto disso". O problema da maior parte das pessoas que desenvolvem esse tipo de doença é não conseguir se colocar e expressar seus limites.
Mas isso é um papo longo e talvez como discutir se o comunismo dá certo ou não: impossível chegar a qualquer conclusão.
Bjo. (Comentar)

Escrito por: Lili em 2006/03/03 - 18:58:40
47 - to tomando revotril,faz um mês mas, ainda nao me sinto 100% ainda to muito nervosa..sera q devo aumentar a dose????? eu tbem tava tomando serenata mas, aí meu neurologista disse q nao precisava mais.
Na verdade estava bem mal...nao conseguia falar e nem comer..hj ja ta melhorando! mas, ainda acho q devo aumentar a dose,o q vc acha q faço?? to estremamente nervosa...sei la mudanças,nao sei!!!!! tenho 19 anos e acho um absurdo estar tomando esse remedio de faixa preta! me dê algumas dicas....sei la tenho uns pensamentos estranhos,será q eh normal??? (Comentar)

Escrito por: Francieli em 2006/03/21 - 15:15:26
48 - nossa!!!!!! to chocada! essa Amanda me deixou arrepiada...e na verdade la fundo posso ver q tem razão,depois q comecei a tomar me sinto com vontades um tanto estranhas...como matar quem me faz sofrer...puts! vou enlouquecer!sera q falo isso pro meu medico?? (Comentar)

Escrito por: Francieli em 2006/03/21 - 15:29:20
49 - Aff... eu ando muito estressada e com sintomas q me levaram a ir a um cardiologista, o qual me disse q estou com labirintite. Ele me passou verix mais para meu susto estou mais estrssada, estou super sem paciencia e com muito sono. O q vcs acham que devo continuar tomando??? (Comentar)

Escrito por: Madja em 2006/03/27 - 15:36:40
50 - MINHA MÃE ESTÁ TOMANDO RIVOTRIL E EU ESTOU COM MUITO MEDO DELA SE TORNAR DEPENDENTE, POIS O DIA QUE ELA NÃO TOMA ELA NÁO CONSEGUE DORMIR. (Comentar)

Escrito por: estela em 2006/04/04 - 17:39:10
1 2